sábado, 26 de abril de 2008

Next da nossa vida

A coisa mais fácil de se fazer na vida é instalar um programa, dar uma dezena de nexts e ter ele
rodando na sua máquina. Seja você usuário iniciante ou desenvolvedor. Nossa vida seria mais
fácil se só existissem nexts. Bem, nem sempre é assim. Ás vezes aparece uma tela azul bem chata no caminho...

Faz um tempo que a GORDA tem me pedido explicações sobre a nova versão do Visual Studio 2008. Não adianta chorar, Windows Vista está ai e mesmo que reclamemos ele é o novo sistema
operacional da Microsoft (leiasse, próxima plataforma padrão dos PCs). Pressionado e sem recursos da GORDA busquei dentro das células acadêmicas Microsoft na universidade uma maneira de usar o VS 2008 dentro da lei. Foi o que fiz, consegui uma cópia que será utilizada para fins acadêmicos e de forma paralela poderei responder aos anseios da GORDA sobre essa nova plataforma (só daqui a alguns meses).

Com essa aventura resolvi escrever uma seqüência de posts contando sobre essa experiência e
refletindo sobre alguns assuntos que me vieram à cabeça com ela.

Nesse primeiro post vou falar sobre o processo de instalação, onde tive problemas, e como resolvi esses problemas.


Problemas durante a instalação do VS 2008.
Situando, tenho um Pentium Dual Core 820D, com 1GB de RAM, HD de 80GB (sistemas operacionais) e mais um HD SATA de 160GB, Windows XP Home Edition original instalado, tela Rocky Crags do Reinoir de background, AtNotes para não esquecer do mundo e nerd cast no Winamp.

Tela de novos projetos do VS2008.

Os entraves que tive durante a instalação se deram por causa de uma peculiaridades do novo software. Primeiro, durante a instalação do Microsoft Framework 3.5 ele apontava um erro, pois tentava buscar na internet alguns arquivos para concluir a instalação. Como um dos meus refúgios não tem internet disponível a solução foi baixar a versão full package na própria página de downloads do Microsoft Framework 3.5 (versão Full). Mesmo depois a instalação desse pacote outros erros apareciam sem explicação, foi quando descobri que esses erros estavam relacionados com as versões antigas 1.0 e 2.0 do Microsoft Framework. Pois bem, para que a instalação se dê com sucesso basta desistalar as versões antigas do Microsoft Framework. Mas calma, se você precisa das antigas versões para rodar outros programas o VS2008 as instala durante o processo. Não esqueça que se você não estiver desenvolvendo um sistema para o Windows Vista (e sim para o Xp, por exemplo) deve instalar o Framework 3.5 na máquina onde o sistema vai rodar.

Escolha do Framework a ser utilizado no projeto.

Outro ponto é com os pacote Microsoft Office 2007, MS Project 2007 ou MS Visio 2007. Se você tiver qualquer um deles também deve desistalar o pacote antes de instalar o VS 2008. Não testei sobre isso, mas por onde pesquisei diziam que existe uma incompatibilidade e que após instalar o VS 2008 os pacotes passam a apresentar erros.

Lógico que a minha desgraça não seria pouca. Depois de resolver os problemas com o Microsoft
Framework, ainda tive problemas com a mídia de instalação. Durante o processo de extração do
arquivo VS30.exe do DVD para o HD a instalação simplismente parava por uns 3 minutos e depois aparecia uma simpática tela de erro avisando que não era possível acessar o arquivo. Tentei resolver isso da seguinte forma, copiando para o meu HD o DVD. O que deu errado (lógico!), e o erro estava justamente naquele arquivo. Conclusão, mídia com defeito. O problema foi resolvido (lógico![2]) trocando a mídia.

Tela de desenvolvimento em C#.

Terminado o calvário consegui instalar o VS2008 na minha máquina. Além do VS2008 a Microsoft oferece para fins acadêmicos o Microsoft MSDN Library 2008, que é uma biblioteca de ajuda com milhões de explicações sobre o produto. O que é muito útil, às vezes você fica na dúvida de como é a sintaxe para determinado comando, esquece qual é aquela função que você precisava, qual é mesmo, qual é mesmo? Lá tem muitas respostas, fora a comunidade que a Microsoft criou para o VS2008, esse aparato não te deixa na mão durante o processo de desenvolvimento. Realmente o preço (que é caro) tem seus benefícios, basta colocar na balança para ver se você pode ou não ser um dos beneficiados pela nova tecnologia.

O famoso "hello World" na versão propaganda.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Enforque-se nas cordas da liberdade.