domingo, 30 de março de 2008

Física I e o pobre Smoot

Terminando meu curso em ciência da computação na UFSCar precisei pegar uma matéria optativa, e por causa dos horários acabei pegando a matéria de Física I. Que é optativa para mim, mas obrigatória para as engenharias, física e química.

Me perguntam bastante qual é a utilidade de física na minha formação, Não sei bem, mas nada se deixa de aproveitar. O fundador da Apple©, Steve Jobs, quando estava na faculdade fez uma matéria de caligrafia. Claro, acho que física é mais interessante do que caligrafia nesse contexto, mas quando ele produziu o Apple II© e até hoje, as fontes usadas são as melhores. Um Apple© ainda é insuperável para trabalhos gráficos profissionais. Isso aconteceu porque ele tinha conhecimento da qualidade que queria naquele ponto específico de desenvolvimento.

Mas o engraçado foi que enquanto eu estudava me deparei com o seguinte enunciado no livro do Halliday (Fundamentos de Física – Mecânica 1, editora LTC, sexta edição, página 9):

“A Havard Bridge, que cruza o Charles River ligando o MIT com as suas fraternidades, possui um comprimento de 364,4 Smoots mais uma orelha. A unidade Smoot se baseia no comprimento de Oliver Reed Smoot Jr., da turma de 1962, que foi conduzido ou arrastado pela ponte de forma que os outros candidatos a membros da fraternidade Lambda Chi Alfa pudessem marcar (com tinta) comprimentos de 1 Smoot ao longo da ponte...”

Imaginem a cara do pobre Smoot durante a medição. Só eu fiquei com dó dele?

Olhem o Smoot sendo medido.


Olha o senhor Smoot hoje.


Para saber mais sobre Oliver Reed Smoot Jr.:

http://aether.lbl.gov/www/personnel/smoot/smoot-measure.html
http://www.flickr.com/photos/lambdachialpha/91405349/in/photostream/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Enforque-se nas cordas da liberdade.