domingo, 30 de março de 2008

Adobe Photoshop Free e On-line

A Adobe© cumpre a promessa e coloca na rede mundial uma versão básica da mais famosa ferramenta para edição de imagens do mundo, o Photoshop©.

O que chama a atenção é que a Adobe© não usou a estratégia de liberar o seu software para download em alguma página da empresa, ao invés disso ela entra na onda da Web 2.0 (como o Google e outras empresas com seus offices on-line) e oferece o Photoshop Express© numa versão on-line, o termo web based também pode ser usado pra esse tipo de software.

Depois de um rápido cadastro o usuário tem acesso ao programa on-line, podendo fazer modificações básicas em suas fotos (Mudanças de cor, efeito tipo sérpia, etc). Além disso, você também ganha 2 GB de espaço para armazenar suas imagens modificadas.

Usuários experientes vão sentir falta de muitos recursos do Photoshop© original, por exemplo, como os plugins da Adobe© e de terceiros que realmente incrementam e facilitam a vida de designers gráficos e afins. Mas com certeza o objetivo da empresa é atingir o usuário doméstico, motivada pelo crescimento da venda de câmeras digitais e celulares com câmeras, também o sucesso de sites de relacionamento e fotoblogs.

Para quem quer dar uma produzida nas suas fotos de final de semana o Photoshop Express© é uma ótima opção para montar seu álbum.
Usuários profissionais não têm muita saída, continuarão usando o suite da Adobe e suas poderosas ferramentas. Destaque para a versão CS3 e suas poderosas ferramentas integradas com os programas da Macromedia© (empresa comprada pela Adobe©) como o Dreamweaver e o poderoso Flash. Pra quem quer ser profissional, mas não muito, também existem no mercado concorrentes para o Photoshop© como o GIMP e o Corel Paint Shop Pro. Ambos muito bons, mas a ferramenta da Adobe© ainda é imbatível.
Com o advento do Youtube, câmeras mais modernas e conexões mais rápidas, não se admirem se nos próximos anos a Adobe© liberar na rede uma versão do seu Adobe Premiere© para edição de vídeos, já comecem a imaginar seus curtas.



Pra saber mais:

Um comentário:

  1. Depois de muito tempo...

    http://www1.folha.uol.com.br/folha/informatica/ult124u389219.shtml

    ResponderExcluir

Enforque-se nas cordas da liberdade.