Essa semana estou muito sem tempo, mas como entusiasta do UBUNTU não poderia deixar para mais tarde a tão esperada atualização 11.10. Depois do impacto visual causado pelo Unity, era hora de dar mais robustez ao sistema. E aparentemente isso foi dado, o Oneiric Oncelot depois da atualização me pareceu mais rápido e confiável.
Nova tela de login. |
As mudanças feitas pelo Compiz, como alterações do efeito cubo e outras perfumarias não causaram travamento como na versão anterior. Isso, provavelmente, aconteceu com as melhorias de desempenho e qualidade no Unity. Agora também com opções 3D e 2D, selecionadas automaticamente pelo sistema dependendo do hardware do usuário. O Unity roda sobre o GNOME 3, a versão mais atual.
A busca no Drash (ícone no topo da barra Doc na lateral esquerda) ficou mais refinada. Além dos aplicativos é possível buscar arquivos, sendo que esse filtro pode ser definido por lentes separadas na interface. Outro ponto interessante é que a busca pode trazer opções de programas não instalados no computador e disponíveis para download.
Integração total com o UBUNTU One, que agora conta com uma boa opção para quem usa o Microsoft Windows. Você pode usar o serviço de armazenagem oficial do sistema, com integração com aplicativos e o próprio SO.
O Thunderbird agora é o programa padrão para e-mail, uma ótima ferramenta com diversos plugins. Particularmente uso o programa a muito tempo, e não tenho nada do que reclamar.
Thunderbird: padrão no UBUNTU. |
Por último, com a nova versão teremos o kernel 3.0 do LINUX. Apesar de poucas mudança corrige alguns bugs do SO.
Tour on-line para testar algumas funcionalidades aqui.
Veja como baixar o UBUNTU 11.10 aqui.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Enforque-se nas cordas da liberdade.