quinta-feira, 13 de outubro de 2011

Começa a corrida pelo UBUNTU 11.10, o Oneiric Ocelot

Como prometido pela Canonical foi lançada (ainda não oficialmente nas últimas horas) hoje a versão 11.10 do UBUNTU, denominada Oneiric Ocelot. A versão que consta no site do ubuntu ainda é a 11.04, o que deve ser alterado nas próximas horas com o lançamento a pouco. Você pode baixar as novas versões nos links abaixo, todos já disponíveis pelo repositório oficial:

UBUNTU 11.10 versão 32 bits aqui.

UBUNTU 11.10 versão 64 bits (recomendada) aqui.

Todo o repositório oficial aqui

Dica:
Para atualizar o UBUNTU via terminal use o comando $ update-manager -d





Devo usar qual versão, 32 ou 64 bits?
Os processadores modernos operam, em geral, com 64 bits de endereçamento de memória. Ou seja, reconhecem, enviam e recebem endereços com tamanhos de 64 bits. Isso torna o processamento mais rápido, pois o volume de informações mandadas para o processador é maior com relação ao mesmo tempo gasto anteriormente com os processadores de 32 bits. Processadores desse último tipo só podem usar a versão correspondente, enquanto os processadores de 64 bits podem operar com com ambas as versões. Vale lembrar que usando uma versão de 32 bits num processador de 64 bits faz com que o sistema operacional não use todo o poder de processamento do hardware.

Devo baixar o ISO gravar em CD e instalar ou apenas fazer a atualização?
Aconselho que você baixe primeiro a ISO e grave um CD com o sistema operacional. Após fazer isso dê boot pelo CD como Live CD, ou seja, usar o UBUNTU sem que ele esteja instalado. Faça alguns testes com o seu equipamento, principalmente quanto a conexão de rede e video. Depois de ver que está tudo funcionando instale o UBUNTU pela opção de instalação do próprio Live CD. Perceba que em uma das etapas será perguntado se você quer sobrescrever o sistema já instalado ou apenas atualizá-lo. Se quiser uma instalação do zero, perdendo todos os seus programas e arquivos escolha a opção de nova instalação, se quiser manter tudo escolha atualizar.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Enforque-se nas cordas da liberdade.