quinta-feira, 30 de junho de 2011

Tradutor do Google: parte nº 775843

Segundo o Google Tradutor Glee Cast = Padre Marcelo Rossi



Espero ainda ter chances de entrar no céu.

Google +1

A Google vai mais uma vez tentar alavancar uma rede social capaz de fazer frente a essa imensa fatia dos internautas e concorrentes como o Facebook. Ontem foi colocado no ar de forma esperimental (o orkut não é beta até hoje?) o Google+1, que segundo a mídia é uma nova rede social, e segundo a Google uma nova forma de ver as redes sociais. Só pra lembrar, a Google é a atual dona do Orkut, e já tentou levantar a moda do Google Wave e do Google Buzz. Os dois últimos descontinuados por falta de adesão.

A proposta é interessante, vemos um site bem mais enxuto e menos poluído do que o Facebook e do carnaval Orkut. O conceito de círculo de amigos é bem interessante, e se aproxima da vida real. Pense bem, você tem o círculo de amigos do trabalho, da escola, do bar, do futebol. Nada mais interessante do que separá-los no mundo virtual da mesma forma que você os separa na vida real.

Compartilhar me parece a bola da vez nessa nova ferramenta, depois do botão +1 podemos esperar uma melhor integração com as demais ferramentas Google. O que para muitos, é pra lá de útil.

Corra atrás dos seus amigos pra buscar um convite, ou implore na página do projeto e espere a vontade deles. Boa sorte.

terça-feira, 21 de junho de 2011

Central de Programas Ubuntu 11.10

Sinceramente, ainda acho que a central de softwares (ou central de programas) do UBUNTU não evoluiu conforme a evolução do sistema operacional. E isso ficou gritante com a inovação visual do Unity.

Atual Central de Programas do UBUNTU


Apaziguando um pouco os ânimos surgiram algumas alternativas para as próximas versões. Um poucos menos mecânicas, mais minimalistas e coloridas. As informações sobre os softwares ficaram mais visíveis e intrepretativas, trazendo mais facilidades na hora de escolher. Vejam as telas (mockups) propostas.

Ars

Albergine Bars

Note-Board style


Para votar na sua preferida entre no site da fonte desse post aqui.

segunda-feira, 20 de junho de 2011

Mozilla Firefox 5 Final: Mais Firefox em menos tempo.

A Mozilla está disponibilizando desde o final de semana a mais nova versão do seu navegador, o Firefox 5. Mantendo a nova política de soltar ao público novas e melhoradas versões em menos tempo, a diferença entre as datas de lançamento das versões 4 e 5 foi de poucos meses.

A nova versão traz melhorias na renderização de páginas (carregamento), melhor suporte pra o HTML5, WebGL, XHR, SVG, MathML e SMIL. Toda essa sopa de letrinhas indicam que a obediência aos padrões está melhorado, facilitando a vida dos desenvolvedores e dando mais compatibilidade nos trabalhos criados. Para os usuários finais fica a promessa de mais rapidez no carregamento de páginas. Segundo testes técnicos o consumo de memória diminiui cerca de 25%.

Nessa versão as alterações mais notadas pelo público serão a abertura de arquivos pdf no próprio navegador por padrão (sem plugins de terceiros, ao menos na aparência) e melhorias na navegação privativa. Outra melhoria diz respeito ao corretor ortográfico, ainda em aprimoramento.

Para baixar a nova versão clique aqui.

sexta-feira, 17 de junho de 2011

SDK Kinect para Windows liberado.

Para os desenvolvedores entusiastas da plataforma XBox da Microsoft uma ótima notícia, a empresa acaba de lançar o SDK (software development kit) para desenvolvimento usando o Kinect. A partir de agora os desenvolvedores tem à disposição uma ferramenta para construção de jogos (e outros produtos) usando um dos maiores sucessos em consoles dos últimos tempos.

O SDK está ainda na fase beta, e está sendo distribuído para desenvolvimento de projetos não comerciais. Claramente essa versão é para chamar a atenção dos desenvolvedores e softwarehouses, além de aproveitar a comunidade para correção de bugs. Após esse período se prepare para gastar algumas centenas de dólares para usar o SDK Kinect. Lembrando, o SDK Kinect é para a plataforma Microsoft Windows.



domingo, 12 de junho de 2011

Adele: Talvez esse não seja um post romântico

Não queria escrever nada nesse dia dos namorados, mas pra não deixar passar em branco resolvi requentar um post que enviei por e-mail aos meus amigos. Antes de enviá-lo não tive o cuidado de ler a letra da música que eu havia citado, e tive uma grande surpresa ao ler trechos como esse:

Baby I have no story to be told
But I've heard one of you
And I'm gonna make your head burn
Think of me in the depths of your despair
Making a home down there
It Reminds you of the home we shared


Nada mais romântico para o dia de hoje. Mas Adele não se resume a estripar seu ex-namorado como fez Alanis Morissette em Jagged Little Pill. Uma voz poderosa e doce te cativa da primeira à última faixa.


Desde Betty Dido do Gossip eu não via e ouvia uma gordinha Yeah! Yeah! Yeah! com voz tão marcande e figura tão diferente da massa pop. Eu mesmo ouvi Adele pela primeira vez algumas semanas atrás, quando seu clipe figurava entre Restart e Rihana. Não tinha como deixar de prestar atenção naquilo, uma pérola no meio de tanta ostra.

Adele estreiou na sua terra natal, Inglaterra, em 2008 com o álbum 19. Os críticos adoraram a voz poderosa de cantora de Jazz e Blues, o público transformou o respeito e admiração em vendagem. Agradando crítica e público ela consegue ganhar diversos prêmios na terra da rainha, e de quebra uma passagem para os EUA.

Ali ela se consagra no seu segundo álbum de 2011, 21. Nele temos o tão tocado hit Rolling in the Deep, tocado insistentemente em diversas rádios pelo mundo. Ouvi os dois álbuns em sequência, não me arrependi. A última vez que eu me empolguei tanto com uma cantora foi em meados de 2001 com a Fionna Apple, a namoradinha de todo o povo indie da época. Enfim, vale a pena.


Site oficial: http://www.adele.tv/
Clipe oficial de Rolling in the deep: http://www.youtube.com/watch?v=rYEDA3JcQqw

Os 20 anos do LINUX

As linguagens mais queridas de 2010-2011


No link da fonte você pode ainda saber mais sobre a evolução do GitHub, controle de versão.

domingo, 5 de junho de 2011

Colorize Button - Mudando a cor do botão do Firefox

A nova versão estável do navegador da Mozilla, o Firefox 4, trouxe várias e minimalistas alterações no layout. Entre elas, o botão principal no canto esquerdo da tela. Através dele você acessa diversos menus que antes poluiam a interface do navegador.


Mas para muitos, a falta de possibilidade de personalização ainda traz frustrações. Pensando nisso, foi lançada a extensão Colorize Button que permite ao usuário alterar as cores do botão de modo bem fácil.

A instalação segue os padrões do Firefox, basta entrar em complementos e buscar por Colorize Button. Instale a extensão e reinicie o navegador. Novamente em complementos procure pela extensão e o botão opções dele. Um menu será apresentado mostrando as opções de cores para as regiões de front e back do botão principal.

Os códigos seguem o padrão RGB, caso tenha dúvidas em como montar suas cores olhe nesse site, os três primeiros valores da extensão são os de Red,Green e Blue, o quarto valor é a luminosidade. 

Lembrando que a extensão não guarda a cor original, por isso se quiser tê-la novamente é bom guardar os valores em algum lugar.

Sendo uma extensão nova, percebi um bug nela. Às vezes o botão de opções não aparece, para ter acesso a ele desative e ative a extensão. É isso!