segunda-feira, 25 de maio de 2009

Vaporwares.

Nesses meus anos de computeiro descobri que nada deixa o cliente mais feliz do que você cumprir os prazos estabelecidos. Claro, você também deveria ficar feliz com isso pois entregar nos prazos quer dizer "dinheiro em caixa na hora certa", cliente satisfeito e propaganda positiva para o seu negócio. Infelizmente na informática nem sempre esse cumprimento dos prazos é possível, ou porque os requisitos mudaram de norte para sul no meio do caminho, ou porque seu programador resolveu usar um componente novo que apesar de testado ainda tem bugs, ou mesmo porque a equipe resolveu que das 17h00 até as 18h00 é hora de jogo em rede. Mas se você acha que isso só acontece em pequenas softwarehouses se engana. Projetos de milhões de dólares viram vapor, são os chamados vaporwares.

Essa semana o famoso jogo Duke Nukem Forever entrou para a lista dos vaporwares depois que a responsável pela franquia, a 3D Realms, fechou suas portas. O Duke Nukem Forever era o sucessor do jogo Duke Nukem 3D que levou muitos dos marmanjos de hoje a ficar horas no PC. caçando alienígenas e oferecendo dinheiro para stripers. Porém, doze anos após o seu lançamento a 3D Realms não conseguiu lançar no mercado o novo jogo e consumiu todo o dinheiro dos investidores.


A revista PC World norte-americana fez uma lista desses produtos (não apenas softwares como também alguns hardwares) que gastaram mais do que deviam e não resultaram em nada. Para ler a matéria (em inglês) clique aqui.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Enforque-se nas cordas da liberdade.