quarta-feira, 31 de agosto de 2011

Da série: Sou um completo idiota


HTML para crianças

As crianças começam na computação cada vez mais cedo, mas creio que a Code Babies cometeu um pequeno exagero. Através de livros infantis mostra à bebês o fabuloso mundo do HTML. Se você quiser que seu filho(a) seja um webdesigner fica a dica. 

Infelizmente ainda não existem versões para linguagens de programação como C, Ada ou Cobol. Vamos cobrar a editora.


30 anos de Mário Bros

Nunca entendi o fascínio das pessoas de ficar pulando com aquele encanador bigodudo na tela. Mas não posso deixar de reconhecer o quanto ele é famoso no mundo dos games. Pra mim, ao lado de Alex Kid, Sonic e Donkey Kong formam o quarteto de ouro da old school of games.

Por isso, fiz questão de escrever uma nota sobre Mário nesses 30 anos de vida. Para muitos esse post pode parecer um engano, pois ano passado se comemorou 25 anos de Mário. Mas na verdade foram 25 anos do primeiro jogo solo do Mário (Super Mário Bros), antes disso, em 1981, ele aparecia no jogo Donkey Kong. Nesse game para fliperamas o encanador baixinho pulava para escapar de barris jogados pelo macaco gigante dos games.

Na época Mário se destacou e poucos anos depois ganhou um jogo próprio. O resto é história, e Mário Bros virou o garoto símbolo da Nintendo e sucesso no mundo dos games.


terça-feira, 30 de agosto de 2011

Operador ternário: Um pequeno teste de performance em PHP

Existem alguns mitos em programação, um deles é que o operador ternário é mais rápido do que o operador IF/ELSE mais comumente usado em desenvolvimento.O operador ternário é aquele no modelo:

<condição> ? <operação 1> : <operação 2>;

Esse operador é mais usado como forma de economizar  na escrita do código e deixá-lo mais claro. Apesar de alguns profissionais não concordarem com a segunda colocação.  

Na prática essa diferença não é notada em programas em linguagens compiladas como C. Afinal, o mais importante nesse caso será quantas vezes essa iteração ocorrerá. Em algumas linguagens interpretadas, mais especificamente o PHP, essa performance já é comprometida em projetos de médio e grande portes por causa de uma particularidade do interpretador.

Em PHP o operador ternário sempre copia o valor comparado, enquanto a instrução if não o faz. Temos ai dois comandos, o de leitura e gravação (em memória presumimos). O PHP usa uma técnica conhecida como copy-on-write: Ao atribuir um valor à uma variável, ele não cria realmente uma cópia do conteúdo da variável até que seja modificado. Ou seja, se o valor no IF não for modificado ele não é copiado, no operador ternário ele sempre é copiado.

Abaixo temos um pequeno código que mostra esse resultado: 


Pegue o código no Pastebin.

fonte: Fabien Potencier

Novas telas do Windows 8

Foram disponibilizadas as novas telas do Microsoft Windows 8. Agora, mostrando a interface do Windows Explorer com Ribbon UI, estilo adotado para a próxima versão do sistema operacional da Microsoft. 


 Quem usa as novas versões do Microsoft Office (a partir do 2007) não vão se espantar com a mudança na interface. Outros programas usando o .NET Framework, como o Artisteer, também já apresentavam esse visual. É esperar pelas próximas novidades.


Você pode ver mais imagens nesse site, que trás diversas novidades sobre os releases do Windows.

sexta-feira, 26 de agosto de 2011

Dropbox no UBUNTU 11.04

Concorrente do UBUNTU One o Dropbox é uma ótima ferramenta para manter seus arquivos na nuvem. Porém o primeiro ainda peca na compatibilidade com o Windows. O UBUNTU One for Windows ainda está na versão beta, enquanto isso o Dropbox vem ganhando espaço pela sua independência de plataforma.

Instalar o Dropbox no UBUNTU 11.04 não tem muitos mistérios. Porém, ele não consta ainda na Central de Programas o que dificulta a instalação por iniciantes. Abaixo o passo-a-passo pra facilitar a vida.


Baixe o pacote Dropbox para UBUNTU no site da empresa.

Nesse momento você tem duas opções, baixar o arquivo para uma pasta ou abrí-lo diretamente ao baixar. No segundo caso escolha "abrir com o Ubuntu Software Center (Central de Programas)", como na imagem abaixo.


Na primeira opção você baixa o arquivo para alguma pasta, e clica com o botão direito do mouse sobre ele. Escolha "Abrir com a Central de Programas", a instalação começará automaticamente. Caso ocorra algum erro nesses procedimentos você poderá entrar na Central de Programas e digitar "Dropbox", ele já constará das opções de softwares.


Clique em Next, como sugerido na tela acima. Finalizando a instalação clique em iniciar o Dropbox.



Caso você não tenha uma conta no Dropbox escolha a opção "I don't have a Dropbox account", você será redirecionado para uma tela de cadastro. 


Caso já tenha uma conta escolha "I already have a Dropbox account". Nesse caso, uma tela para inserir e-mail e senha será mostrada. Após esses procedimentos o Dropbox estará instalado e funcionando no UBUNTU.


Para terminar a instalação é preciso adicionar o repositório do Dropbox ao UBUNTU, isso garante que a aplicação sempre será atualizada com novas versões assim que elas estiverem disponíveis. Vá no terminal e digite:

sudo apt-get update;sudo apt-get upgrade nautilus-dropbox

O único inconveniente é que ainda não existe uma versão em portuguẽs, entrando em Preferences, na aba Advanced você perceberá que apenas o inglês, o francês, o alemão, o espanhol e japonês.


Instalando o LAMPP no UBUNTU 11.04

A ideia é facilitar a vida, por isso vou mostra como instalo no LINUX a quadrilha Apache-PHP-MySQL (LINUX APACHE MySQL PHP). Para a tarefa uso um programinha chamado Tasksel, que entre diversas opções, traz a instalação do servidor.

Primeiro é preciso instalar o Tasksel, para isso digite no terminal:

sudo apt-get tasksel

Agora, vamos entrar no programa, ainda no terminal digite:

sudo tasksel


A tela acima será mostrada, nesse contexto, escolheremos e marcaremos o item LAMPP Server. Use a tecla TAB para ir em OK e pressione Enter. A instalação do LAMPP Server começará automaticamente. Algumas telas com requisição de aceite de licenças serão pedidas, use TAB para ir em "Sim" e pressione "Enter".


Pouco antes do término de instalação você será solicitado à inserir a senha do MySQL, digite a senha, TAB e pressione "Enter".

Finalizada a instalação o sistema volta para o terminal. Para testarmos o funcionamento do LAMPP vamos criar um arquivo PHP. No terminal digite:

sudo gedit /var/www/info.php

Insira o código abaixo:

<?php
    phpinfo();
?>

Salve o arquivo e vá para o seu navegador. Nele digite o endereço:

http://localhost/info.php

A tela abaixo deve ser apresentada.


Com o PHP funcionando vamos testar o MySQL com o PHPMyAdmin. Para instalar usamos no terminal o comando:

sudo apt-get install phpmyadmin

Esse comando instala o PHPMyAdmin na pasta localhost /var/www. Para acessar digite no navegador:

http://localhost/phpmyadmin


Pronto, LAMPP instalado e funcionando.

Erros comuns:
- Não usar sudo antes dos comandos.
- Não marcar as opções corretamente no Tasksel.

Muito Cuidado.
Quando acessar o Tasksel observe que o item Ubuntu Desktop (ou outro qualquer como KUBUNTU, depende da sua distribuição atual) está marcado. Se ele não estiver marque-o ou saia do Tasksel e retome o processo. Deixar essa opção desmarcada vai remover todos os itens de sistema do UBUNTU e ele provavelmente não funcionará mais. Caso aconteça isso com você, sinto informar que só reinstalando o sistema para tudo voltar ao normal.

Fonte: Unixmen

Sobre as redes sociais


Um pouco de história: Júlio César


Pela lógica: Aprenda a transar


quinta-feira, 25 de agosto de 2011

10 anos de WebKit

Você saberia dizer o que o KDE, o WebOS, o Steam, o Midori, o Chromium, o Rekonq, o Safari, o Google Chrome e o Adobe AIR têm em comum? Todos rodam por baixo dos panos o WebKit, um projeto da Apple que faz 10 anos essa semana.



O WebKit é uma engine de navegador que desde 2005 é opensoruce. Desde então vem se aperfeiçoando e dando fôlego para diversos navegadores Web. Para saber mais sobre o WebKit entre na página oficial do projeto.


25 de agosto de 1961: Renúncia de Jânio

No dia 25 de agosto de 1961 uma vassourinha começou a varrer a democracia brasileira para debaixo do tapete. Quando Jânio renunciou ninguém imaginava o que aconteceria, pois num país dominado pelos norte-americanos seria impossível João Goulart assumir. Nesse cenário, apenas um golpe militar era o horizonte. Mas não foi.



Quem era esse tal de Jânio Quadros? Pela primeira vez um político saiu dos seus saltos de sapatos italianos e foi ter diretamente com o povo. Jãnio entendeu que era hora de fazer o povo acreditar que ele era o povo também, e esse seria seu diferencial para ganhar as eleições. Durante as campanhas fazia comícios inflamados, sua retórica é lenda, comia pão com mortadela e tubaína, apoiava os trabalhadores. Essa história te parece familiar?



Até então, políticos eram coronéis aristocratas, vindos de boa família e com educação européia. Jânio era paulista e não tinha modos frente ao eleitorado. Seu slogan "Tostão contra milhão" mostra bem isso. Também foi Jânio que pela primeira vez falou em limpar a política contra a corrupção, com sua vassourinha prometia tirar os velhos caciques do poder e acabar com o nepotismo. Foi prefeito, governador e por fim presidente, numa carreira de 7 amos.

Como presidente adotou a postura conservadora, o que agradou a princípio as elites que o temiam. Desvalorizou a moeda e inflacionou o país. Porém, teve uma política externa desastrosa. Rompeu a aliança automática com os EUA em plena crise cubana e recebeu Che Guevara revolucionário comunista. Internamente proibia rinhas de galo e uso de bíquinis em praias brasileiras. 



Jânio era um estadista popular, e como todo estadista tinha sede de poder. A ideia de renúncia se baseava no amor que o povo tinha por ele. Se Jânio conseguisse convencer o povo que ele não governava ao povo por causa de "Forças Terríveis" um golpe popular seria fácil. Mas não foi isso que aconteceu, após a renúncia Jânio esperava que o povo o pegasse nos braços e o levasse de volta ao governo com poderes absolutos. Como sempre, o povo viu a banda passar, e pensou que era algum tipo de desfile militar.



A atitude de Jânio foi um susto para todos, os militares não queriam Jango, mas não tinham um golpe em mente. Ao mesmo tempo, muitos militares não apoiavam o golpe. Por isso, foi achado um meio termo: Jango assumiria, mas para acalmar os ânimos mudaríamos o sistema de precidencialismo para o parlamentarismo. Isso limitaria os poderes de Jango e deixaria Tancredo Neves, um político mais moderado, à frente das decisões.

Com essa mudança nasceu um monstro. Os militares que queriam o golpe aprenderam a lição, e durante 3 anos se prepararam para uma das épocas mais tristes da nossa história. Em 1964 foi dado o golpe militar, algo que fora impedido em 1961 se deu de forma catastrófica.

O mais intrigante dessa história é que durante décadas, até a sua morte, Jânio não conseguiu explicar porque renunciou. Abaixo sua carta de renúncia, tão vaga e subjetiva que entrou para a história.



Fui vencido pela reação e assim deixo o governo. Nestes sete meses cumpri o meu dever. Tenho-o cumprido dia e noite, trabalhando infatigavelmente, sem prevenções, nem rancores. Mas baldaram-se os meus esforços para conduzir esta nação, que pelo caminho de sua verdadeira libertação política e econômica, a única que possibilitaria o progresso efetivo e a justiça social, a que tem direito o seu generoso povo.

Desejei um Brasil para os brasileiros, afrontando, nesse sonho, a corrupção, a mentira e a covardia que subordinam os interesses gerais aos apetites e às ambições de grupos ou de indivíduos, inclusive do exterior. Sinto-me, porém, esmagado. Forças terríveis levantam-se contra mim e me intrigam ou infamam, até com a desculpa de colaboração.

Se permanecesse, não manteria a confiança e a tranquilidade, ora quebradas, indispensáveis ao exercício da minha autoridade. Creio mesmo que não manteria a própria paz pública.

Encerro, assim, com o pensamento voltado para a nossa gente, para os estudantes, para os operários, para a grande família do Brasil, esta página da minha vida e da vida nacional. A mim não falta a coragem da renúncia.

Saio com um agradecimento e um apelo. O agradecimento é aos companheiros que comigo lutaram e me sustentaram dentro e fora do governo e, de forma especial, às Forças Armadas, cuja conduta exemplar, em todos os instantes, proclamo nesta oportunidade. O apelo é no sentido da ordem, do congraçamento, do respeito e da estima de cada um dos meus patrícios, para todos e de todos para cada um.

Somente assim seremos dignos deste país e do mundo. Somente assim seremos dignos de nossa herança e da nossa predestinação cristã. Retorno agora ao meu trabalho de advogado e professor. Trabalharemos todos. Há muitas formas de servir nossa pátria."

Brasília, 25 de agosto de 1961.

Jânio Quadros"

Anunciado o GIMP 2.7.3

Foi anunciado na noite de ontem a nova versão do GIMP (GNU Image Manipulation Program), a versão 2.7.3 vem substituir a antiga versão 2.6.11. No site da empresa a versão 2.6 ainda figura como a principal, proém isso deve mudar nos próximos dias. Para quem usa distribuições LINUX, como o UBUBTU, já é possível atualizar para a nova versão.

Aqui você encontra uma lista técnica com todas as mudanças do GIMP. Porém, a mais importante e aguardada mudança para designers e entusiastas é a mudanças das janelas flutuantes para a janela única. Uma reclamação constante de profissionais da área que os desenvolvedores teimavam em manter.


Nova janela do GIMP 2.7.3


Antiga janela da versão 2.6, só os desenvolvedores achavam ela útil.

quarta-feira, 24 de agosto de 2011

Steve Jobs deixa a presidência da Apple

A muito se espera por essa notícia, mesmo que já sabida é um choque. Na prática Jobs já está a alguns anos fora da empresa, mas até então sempre era convocado a tomar decisões importantes. Porém, a saúde frágil e misteriosa do fundador da Apple parece que deu a ordem: É hora de parar.

Nessa quarta o seguinte comunicado foi enviado para o alto escalão da empresa:

Ao quadro de diretores e à comunidade da Apple:

Eu sempre disse que haveria o dia que não conseguiria cumprir meus compromissos e expectativas como presidente-executivo da Apple e que diria a todos vocês quando chegasse. Infelizmente, ele chegou.
Eu renuncio da função de presidente-executivo da Apple. Eu gostaria de servir, se a empresa concordar, como presidente do conselho, diretor e funcionário da Apple.
Recomendo que façamos um plano de sucessão e aponto Tim Cook como novo presidente-executivo da empresa.
Acredito que os dias mais brilhantes e inovadores da Apple estão por vir. E quero assistir e contribuir com esse sucesso em um novo papel. Fiz alguns dos melhores amigos da minha vida na Apple e agradeço a todos vocês por esses anos que pude trabalhar ao seu lado.

A saída de Jobs da presidência causará alguns danos, nesse momento o mercado ficará temeroso e as ações da Apple tendem a cair. A médio prazo os planos sólidos da empresa tendem a acalmar os investidores e o mercado, Jobs não fez do iPod ao iPad sem outras cartas na manga. A grande questão será o longo prazo. Sem as decisões e visão futurista de Jobs o que será da Apple?



Steve Wozniak era o gênio, para substituí-lo centenas de outros foram contratados. Engenheiros se acham pelo mundo e com alguns milhares de dólares você os têm. Agora Jobs é diferente, ele vende não um produto e sim um estilo, é único e tem experiência. Ele tem um jeito diferente de pensar, às vezes não parece humano, e exige que não seja humano. Ao mesmo tempo parece saber muito bem como a humanidade funciona e usa isso brilhantemente.



Melhor, ele vende necessidade. Antes era confortável ouvir um CD em um aparelho de CD player, Jobs fez o iPod e tudo mudou. Antes era confortável usar seu celular e suas infinitas funções inúteis, Jobs fez o iPhone e tudo mudou. Antes ninguém pensava na utilidade de um tablet, além de ser usado como um tipo de livro eletrônico, Jobs fez o iPad e tudo mudou. Isso só citando a última década, não vou citar o que ele e Wozniak fizeram antes. Como então imaginar essa evolução sem Jobs?

A Apple perde seu presidente fundador, sua cabeça pensante. A humanidade perde o cara que dizia: Eu fiz isso pra você e você vai precisar usar. Não consegui decidir ainda se isso é ruim ou é bom.



24 de Agosto: 57 anos após entrar na história

Poucos se lembram, na verdade, poucos devem ligar. Mas 57 anos atrás um tiro no peito tirava o então presidente da república, Getúlio Vargas, da vida para entrar na história. Frase clichê, que mudou os rumos do Brasil.

Vi no Blog do Noblat uma interessante matéria sobre o ocorrido, e recomendo aqui. Além de cobrir a data como se estivesse no dia do suicídio, o blog ainda trás um bônus com músicas que foram sucesso naquela década. Uma maneira bem interessante de exercício do jornalismo e de comprometimento com a história do país.




PHP 5.3.8: Agora vai.

O BUG da função crypt() foi resolvido. Agora cruzem os dedos e atualizem seus servidores de desenvolvimento.

Mais informações sobre o release de lançamento pode ser visto aqui.



Lista de Siglas de Estados

 Eu sempre quis isso no meu BLOG, até mesmo porque sempre esqueço onde guardo. Essa lista pode ser usada em Selects Fields para Estados Brasileiros.

AC|Acre
AL|Alagoas
AM|Amazonas
AP|Amapá
BA|Bahia
CE|Ceará
DF|Distrito Federal
ES|Espírito Santo
GO|Goiás
MA|Maranhão
MT|Mato Grosso
MS|Mato Grosso do Sul
MG|Minas Gerais
PA|Pará
PB|Paraíba
PR|Paraná
PE|Pernambuco
PI|Piauí
RJ|Rio de Janeiro
RN|Rio Grande do Norte
RO|Rondônia
RS|Rio Grande do Sul
RR|Roraima
SC|Santa Catarina
SE|Sergipe
SP|São Paulo
TO|Tocantins

Jorge Luis Borges - Do que Nada se Sabe


A lua ignora que é tranquila e clara
E não pode sequer saber que é lua;
A areia, que é a areia. Não há uma
Coisa que saiba que sua forma é rara.
As peças de marfim são tão alheias
Ao abstracto xadrez como essa mão
Que as rege. Talvez o destino humano,
Breve alegria e longas odisseias,
Seja instrumento de Outro. Ignoramos;
Dar-lhe o nome de Deus não nos conforta.
Em vão também o medo, a angústia, a absorta
E truncada oração que iniciamos.
Que arco terá então lançado a seta
Que eu sou? Que cume pode ser a meta?

Jorge Luis Borges, in "A Rosa Profunda"

Mozilla anuncia WebAPI

Ontem foi anunciado oficialmente pela Mozilla o WebAPI, uma ferramenta que promete uma interface unificada para desenvolvedores no padrão HTML5. Para isso, serão desenvolvidas APIs (Application Programming Interface) que serão independentes de plataformas ou mesmo navegadores.

Ainda é cedo para se alegrar, segundo a própria Mozilla uma versão de avaliação será disponibilizada entre 3 e 6 meses, e passará por uma avaliação da W3C.


Entre as APIs candidatas para a versão final estão:

  • Dialer: Telephony & Messaging API, Contacts API
  • Address Book: Contacts API
  • SMS: Telephony & Messaging API, Contacts API
  • Clock
  • Camera: Camera API, Filesystem API
  • Gallery: Filesystem API (could possibly be FileReader & FileWriter in conjunction)
  • Calculator
  • Settings: Device Status API, Settings API
  • Games: Accelerometer API, Mouse Lock API
  • Maps: Geolocation API, Contacts API
Agora é esperar, caso queira ver a notícia na íntegra (em inglês) clique aqui.A matéria está no blog da Hacks.Mozilla.org na sessão do evangelista Mozilla e Open Web Robert Nyman.


terça-feira, 23 de agosto de 2011

Age of Empires de graça

Pra quem ainda é garoto, provavelmente não perdeu algumas horas na frente do PC buscando a melhor forma de fazer com que sua civilização evoluísse e derrotasse seus inimigos na franquia Age Of Empires. Nem mesmo negociou com tribos vizinhas a paz, enquanto se armava até os dentes para esmagá-los com suas tropas gloriosas.

Não sou grande fã de games, mas essa franquia da Microsoft sempre me fez perder algumas horinhas na frente do PC, e agoras as versões I, II e III dão agora espaço para a versão on-line do jogo.

O game mantém as mesmas regras das versões anteriores, uma ótima jogabilidade e belos gráficos. A princípio achei um pouco estranho o visual mais desenho do game, antigamente os personagens eram mais fiéis à vida real. Mesmo assim gostei.

A versão grátis do jogo trás como personagens as civilizações grega e egípcia, e expansões para a versão paga já estão sendo idealizadas com celtas e persas. Ainda não se sabe se essas expansões serão liberadas para a versão gratuita. O que esperamos mesmo é o império romano ;-)

Para baixar o game e jogar clique aqui.
Veja um belo video sobre o jogo aqui.


Sonhos


BUG no PHP 3.5.7 pode causar problemas de segurança

Mal saiu a nova versão do PHP e os desenvolvedores já cancelaram suas atualizações. Tudo isso por causa de um BUG identificado na função crypt().

O problema encontrado é que quando passamos um valor para essa função a mesma provoca um erro de codificação em MD5 e retorna um valor inválido. Ou seja, a criptografia deixa de funcionar e como essa é uma função de segurança é preferível esperar a próxima versão do core PHP para evitar falhas de segurança.

E não foi apenas esse BUG identificado essa semana, ao tentar converter strings da ordem de "2.2250738585072011e-308" para valores de ponto flutuante em processadores Intel 32 bits (x87 instructions) o PHP entra em loop e trava completamente o servidor. Para reparar esse erro foram lançados patches de correção.


domingo, 21 de agosto de 2011

Parabéns pro Debian: parte 2.

Quem quiser deixar uma mensagem para o Debian comemorando seus 18 anos este é o site oficial das comemorações.


Removendo entradas antigas do Linux no UBUNTU 11.04

Pesquisei bastante na WEB de como retirar versões antigas do LINUX do meu UBUNTU, na maioria dessas dicas haviam códigos enormes e complicados. Mas quem usa o UBUNTU não precisa nada disso, basta usar o gerenciador de pacotes Synaptic.

Antes, verifique qual a versão do kernel você está usando. Para isso digite o comando abaixo no terminal:

uname - r

Como resposta você vai ter algo como: 2.6.38-11-generic, que é a versão mais atual nesse momento.

Sabendo dessa informação inicie o gerenciador de pacotes Synaptic e procure por linux-image. Rolanado pelas opções perceberá que temos opções como essas:

linux-image-2.6.38-8-generic
linux-image-2.6.38-10-generic
linux-image-2.6.38-11-generic

Em geral, deixo as três mais antigas disponíveis. No caso, se tivesse a entrada 2.6.38-7-generic clicaria com o botão direito sobre ela, marcaria para remoção e clicaria em aplicar para aplicar as modificações. Com isso, tiraria essa versão do kernel da minha máquina e também tiraria essas entradas do GRUB. 



Mas ai você me perguntaria, porque não usar então esse método ao invés do GRUB Customizer? A diferença é que com o GRUB Customizer os kernels permanecem instalados, e podem ser usados futuramente. Com o Synaptic você retirar esses kernels do seu sistema, e não poderão mais ser usados. Como disse anteriormente, por segurança, deixo sempre os três últimos kernels instalados. Nesse caso, para os três uso o GRUB Customizer, na nova atualização retiro o último com o Synaptics e deixo os três mais recentes.

Lembre-se de nunca retirar as entradas linux-image-generic, pois eles são entradas default do sistema.

Bom, é isso. Espero ter ajudado.

Alterando as entradas do GRUB no UBUNTU 11.04

De toda a necessidade nasce uma solução, e não é diferente com um post. Já tive algumas dúvidas de como remover as entradas do GRUB toda vez que é feita uma atualização de kernel. Antigamente isso era bem fácil, bastava editar um arquivo na pasta grub (grub.lst) e tudo resolvido, mas agora é um pouco mais complicado. E como a ideia não é complicar vou apresentar a ferramenta Grub Customizer.

Com ela você tem quase que controle total para alterações no GRUB, e uma delas é a retiradas de entradas de kernel que são inseridas a cada atualização. Deixando claro que serão retiradas as entradas e não as versões do kernel. Para isso farei um post a seguir.

Baixando adicionando o repositório, baixando e instalando o Grub Customizer:
add-apt-repository ppa:danielrichter2007/grub-customizer
apt-get update
apt-get install grub-customizer
Agora pelo botão de acesso digite Grub Customizer e inicie o programa.


Agora basta deixar marcadas apenas as opções que você quer que sejam exibidas na tela inicial e salvar. As novas versões do GRUB Customizer trazem muitas opções para personalização do GRUB, por isso vale a pena você dar uma olhada no site oficial do projeto aqui.

Bom trabalho.

sábado, 20 de agosto de 2011

Desenhando uma coruja


Debian já maduro aos 18 anos

Quando coloquei maturidade no título não estava sendo sendo leviano e escolhendo palavras bonitas, o Debian aos 18 anos é realmente uma das distribuições Linux mais confiáveis e maduras liberadas por uma comunidade.



A história é um pouco mais antiga e merece ser citada, em 1992 surgia o MCC Interim Linux que foi o pai do Slackware. Só em 1993 é que surgiu o Debian, com Ian Murdoc à frente. Com isso, o Linux chegava ao patamar de sistema operacional, com interface gráfica, gerenciamento de rede e diversos aplicativos de uso geral. Criando a partir daí um SO consumível para o público.

Isso é tão fato que alguns anos mais tarde uma empresa chamada Canonical usou o Debian para criar uma das mais bem sucedidas distribuições Linux do mercado, o UBUNTU. Para quem não sabe, até hoje ele é baseado no Debian.

Parabéns ao Debian e à toda a comunidade GNU/Linux.

Clique na imagem para ampliar ou veja o original aqui.