sábado, 28 de maio de 2011

Prática com Ruby e On Rails: Parte 1.

Quando vou desenvolver algum projeto e procuro na WEB sempre fico com um gostinho de "poderia ter sido mais fácil". E esse é o objetivo desse post e dos demais falando de Ruby On Rails, mostrar de maneira prática e objetiva como começar com o Ruby. Nos sites em que procurei, sempre faltava um detalhe ou outro para conseguir a instalação correta. Aqui vou mostrar como consegui instalar o Ruby e o On Rails de forma fácil no Microsoft Windows 7.


Baixando e instalando o Ruby
Essa parte é fácil. Vá no site do projeto https://rubyforge.org/frs/?group_id=167 e baixe a versão mais atual do Ruby. Clicando duas vezes no arquivo de instalação dê next em tudo. De modo geral isso é bem simples pra quem está acostumado com o Windows.

É preciso agora setar as variáveis de ambiente para o usar do Terminal com Ruby, assim ele reconhecerá seus comandos de qualquer pasta no Windows via Terminal. Para isso adicione à variável PATCH o valor para o caminho da sua instalação Ruby (no meu caso C:\ruby192). Caso tenha dúvidas procure no Google por variáveis de ambiente no Windows e como modificá-las.

Vamos saber se a instalação e o SET PATCH foi configurado de forma correta abrindo o Terminal, isso é feito indo em EXECUTAR e digitando cmd para abri-lo. Agora o teste em si é feito digitando:
 
ruby -v

Instalando o Rails
Essa é uma tarefa muito mais fácil, apesar de demorada. Com o Ruby instalado podemos instalar as famosas gems (Gemas), a mais famosa delas o On Rails. Para a sua instalação, basta digitar no Terminal:

gem install rails -include-dependecies

Mesmo com uma conexão rápida essa tarefa demora um pouco. Todas as gemas serão instaladas dessas forma, também é possível atualizar suas gemas trocando install por update. Nada parecido com o apt do Ubuntu. Ao fim da instalação, teste com:

rails -v


Existe antes de passarmos para a criação do projeto um "pulo do gato". É preciso baixar o arquivo sqlite-dll. Após baixá-lo copie o arquivo para a pasta C:\RubyXX\bin. Esse arquivo é responsável pela conexão com o banco de dados, mas não é instalado com o Rails.

No próximo post faremos um exemplo simples com o Ruby On Rails. Até mais!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Enforque-se nas cordas da liberdade.