Eles, em poucos minutos, demonstraram na Joint Workshop on Information Security a facilidade de se quebrar esse tipo de criptografia. Apesar da preocupação geral causada pela demonstração o susto não foi tão grande. Em novembro de 2008 alguns cientistas já haviam alertado para a possibilidade de insegurança do sistema, a dupla apenas colocou na prática o que já se imaginava na teoria.
O sistema WPA já tem uma versão melhorada, o WPA 2.0, que é mais segura que a sua antecessora. Segundo os especialistas a mudança é mais do que recomendada, visto a possibilidade de ataques. Apesar dos roteadores estarem mais propícios aos ataques usando o WPA, os softwares de segurança ainda podem barrar as invasões. Porém, para quem quer segurança total a dica é migrar rapidamente.
Falando em criptografia, um fato curioso ronda a Policia Federal. Todos nós conhecemos o banqueiro Daniel Dantas, pois bem, foram apreendidos na casa dele alguns HDs escondidos numa parede falsa da sua mansão. Meses depois da apreensão desses equipamentos a Policia Federal ainda não conseguiu ter acesso aos dados ali contidos pelo fato dos HDs estarem criptografados. Segundo a Folha de São Paulo:
“Dois meses e meio depois de apreender cinco discos rígidos no apartamento do banqueiro Daniel Dantas, durante a Operação Satiagraha, a Polícia Federal ainda não conseguiu decifrar a criptografia que protege os dados.
Numa análise inicial, peritos da Polícia Federal disseram que precisariam de um ano para quebrar os códigos. Um dos peritos disse que nunca havia visto um sistema de proteção tão sofisticado no Brasil.
O impasse levou os investigadores da PF a estudar uma alternativa jurídica para o rompimento do sigilo. Em conjunto com o juiz federal Fausto De Sanctis, informado há mais de um mês sobre os problemas nos HDs, os policiais discutem a possibilidade de obrigar, por ordem judicial, a empresa norte-americana que criou o software a fornecer as chaves eletrônicas que abrem os arquivos. ”
Fatos a serem levados em consideração:
- Quebrar criptografia não é algo simples, o prazo de um ano deve ser apenas para que o processo judicial consiga seguir esperando as provas e para que elas sejam incluídas posteriormente.
- O sistema de criptografia certamente é sofisticado. Um banqueiro certamente usa as melhores formas de guardar dados dos seus negócios, imagine então a segurança de dados de negócios ilegais como lavagem de dinheiro e fuga de divisas.
- A empresa norte-americana detentora da chave criptográfica provavelmente nunca irá fornecê-la. E deve haver uma lei que proteja esse direito, pois entregar essa chave pode comprometer milhões de clientes dessa empresa deixando dados sigilosos expostos.
- É estranho uma empresa deter um sistema de criptografia a ponto desse sistema ser tão intransponível e confiável. Sistemas de criptografia, em geral, são feitos por grandes corporações ou mesmo países. Esses sistemas são provenientes de grande estudo científico e por serem públicos (como o AES e o RSA) já foram testados por anos e por milhões de especialistas que até hoje tentam quebrar seus códigos.
Enfim, alguns códigos são quebrados, outros não. Nós só queríamos que a notícia se invertesse e que o Brasil pudesse punir mais um dos seus estelionatários.
Fonte: http://www.notebooks-site.com/blog/about/
Os HDs não estão com a perícia da Polícia Federal. Eles forma enviados, há alguns meses, para o FBI.
ResponderExcluir