terça-feira, 14 de fevereiro de 2012

LibreOffice 3.5: Seu escritório livre

Essa é para você, que insiste em piratear editores de texto e criadores de apresentação. Ao invés de passar seu tempo procurando cracks, seriais e patchs, porque não dá uma chance para o LibreOffice?

A quase 10 anos no mercado (primeiro com o nome de OpenOffice) ele traz todas as ferramentas e funcionalidades que você usará no seu dia-a-dia. Possui programas para texto, planilha eletrônica, apresentação, editoração eletrônica e banco de dados. Suporta a grande maioria dos formatos de arquivos dos programas comerciais que estão no mercado, incluindo .docx.

O mais importante dessa discussão, ele é opensource e grátis. Você pode baixar o programa no site, instalar em quantos computadores quiser, e saber que não só está de acordo com a lei, mas está usando um formato de arquivo livre, com código divulgado e que pode ser implementado por grupos não ligados ao LibreOffice na hora que quiserem.

O que isso significa? Bem, isso significa que se os mantenedores do LibreOffice ficarem ricos e abandonarem o barco outras pessoas poderão do zero implementar ferramentas que leiam e editem seus arquivos. Você já tinha pensado nisso? 

Algo estranho aconteceu com a adoção do .docx, onde o formato .doc foi atualizado e os antigos programas não liam o novo formato. Resumo, você tinha que comprar novas licenças ou pedir para que fosse enviado o documento no formato antigo. Se seu sistema operacional não suportasse a nova suite, toca comprar a licença de um novo sistema operacional, se seu hardware não suportasse o novo sistema operacional, toca comprar outro computador. Muito dinheiro, certo? 

LibreOffice é 100% compatível em todas as versões, pois usa um padrão chamado ODF (Open document format) que é um padrão construído e divulgado especialmente para manter os arquivos em um formato aberto e conhecido. Todo mundo sabe o que acontece dentro dele, qualquer um pode saber o que tem dentro dele.

O link para a nova versão está aqui. Totalmente em português (brasileiro). Baixem e aproveitem!


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Enforque-se nas cordas da liberdade.