segunda-feira, 21 de novembro de 2011

Instalando o Aptna Studio 3 no UBUNTU 11.10

O Aptana Studio está na sua versão 3, e é uma ótima opção para aqueles que procuram uma IDE de trabalho com desenvolvimento WEB. Trazendo marcações para as principais linguagens WEB se torna uma ferramenta útil e prática para o dia-a-dia.


Ele também é uma ótima ferramenta para desenvolvimento JAVA, mas para que ele funcione como IDE JAVA você precisa instalar a JDK. Particularmente indico o uso da OpenJDK em LINUX que é uma versão da Sun focando software livre. Lembrando que o Aptana é baseado no projeto Eclipse.

A instalação no Windows é simples, e após baixar o arquivo em Aptana.com basta executar o instalador. No LINUX (Debian e UBUNTU) a instalação não é tão simples, porém abaixo ensino um passo-a-passo para quem quiser ter essa ferramenta na manga.


Baixe o arquivo aqui, estando em alguma versão do UBUNTU ou Debian você será redirecionado para a página de download do arquivo específico para seu sistema. Verifique se isso realmente ocorreu, senão vá no link Customize Your Download para baixar a versão correta.

Após baixar o arquivo (provavelmente ele se encontra agora na pasta Downloads da sua home) você deverá descompactá-lo usando linha de comando ou mesmo o botão direito. Agora você deve mover a pasta (aptana ou algo parecido) para a pasta /opt. Nessa pasta devem estar concentradas as pastas de programas que não fazem parte do sistema original ou que não tem suporte direto da Canonical.


Para isso você terá que usar o comando sudo no terminal, em conjunto com mv. Isso lhe dará permissão de mover o arquivo para uma pasta protegida. Abaixo o comando. Atenção aos espaços entre os caminhos da pasta.

sudo mv  /opt

Exemplo:

sudo mv /downloads/aptana /opt

A pasta aptana foi movida para a pasta /opt. Agora, para o funcionamento correto do aplicativo vamos dar algumas permissões à pasta aptana.

sudo chmod -R +r /opt/aptana
sudo chmod + x /opt/aptana

Essas permissões vão dar liberdade ao Aptana de gravar e ler alguns dados na pasta. Agora devemos adicionar um ícone para o lançador. Essa dica vale para qualquer outro aplicativo. Para criar o ícone (nas versões anteriores do UBUNTU clicar com o botão direito e adicionar ao lançador resolveria o problema) digite o comando abaixo:

sudo gedit /usr/share/applications/aptana.desktop

Dentro desse arquivo criado digite:

[Desktop Entry]
Encoding=UTF-8
Name=Aptana Studio 3
Comment=IDE for Rails, Python, PHP
Exec=/opt/aptana/AptanaStudio3
Icon=/opt/aptana/icon.xpm
Terminal=false
Type=Application
Categories=GNOME;Application;Development;
StartupNotify=true



2 comentários:

Enforque-se nas cordas da liberdade.