quinta-feira, 8 de setembro de 2011

O que esperar do Ubuntu Linux 11.10 - Oneiric Ocelot?

Com a saída da versão beta do Ubuntu 11.10 as "crianças" já estão anciosas para o presente atrasado que saíra no dia 13 de outubro, a versão final Oneric Ocelot do sistema operacional da Canonical. Mas até lá, alguns betas estão por vir, e o do dia 1 de setembro chamou a atenção. Vamos listar algumas mudanças que já são perceptíveis no SO e estarão na versão final em outubro:

  • GNOME 3.1.5; 
  • Linux kernel 3.0.1; 
  • Melhorias no Unity 2D e 3D;
  • Dash melhorado.
  • Saí o GDM, entra o LightDM (Gerenciadores de login); 
  • Cliente de e-mail Thunderbird 7; 
  • Firefox 7; 
  • Alt + Tab diferente;
  • Deja Dup (Ferramenta para cópia de segurança ); 
  • Redesenho na Central de Programas do Ubuntu; 
  • LibreOffice 3.4.2; 
  • Inclusão de foto do perfil já na instalação.
Para quem ainda não sabe o Unity não fez o Ubuntu abandonar o GNOME, na verdade o Unity roda em GNOME. Por isso, sua atualização é mais do que bem vinda para o gerenciador gráfico.

Nenhuma grande mudança no kernel 3.0, mas a saída dele da versão 2.x traz uma nova visão do que será daqui por diante. Mas claro, ele tinha que ser atualizado para a nova versão.

O Unity em si ainda é motivos de brigas, tem aqueles que o amam e aqueles que o odeiam. Realmente, ele trouxe grandes mudanças de conceitos e acessibilidade ao Ubuntu 11.04. Sua nova versão trás melhorias de interface e promete nunca mais sumir com seus controles de janelas quando for chamado.

Nada de atrapalhar suas janelas.

O Dash é aquela tela que aparece quando você clica no botão com o símbolo do Ubuntu, ele serve para lançar aplicativos e buscar seus arquivos. Agora traz novas opções de busca. Ainda acho que ele não está de acordo com as minhas necessidades, principalmente porque nem sempre lembro o nome do aplicativo que vou usar :-)

Novo Dash com mais opções.
 
O LightDM é um gerenciador de logins mais minimalista e promete ser mais rápido que seu anterior. Além disso, traz um design bem atraente.

Um login mais estiloso.


O Thunderbird é sem dúvida o melhor cliente de e-mails grátis da atualidade, me arrisco a dizer que é melhor do que o Outlook, claro, isso se levarmos em conta a necessidade da maioria dos usuários. Um cliente simples e que mesmo assim traz diversas funcionalidades úteis para o nosso dia-a-dia.

A Firefox tem atualizado tanto seu navegador que fica difícil manter a conta. Hoje o Firefox 6 ainda é a versão oficial da Mozilla, mas até o lançamento do alpha do Ubuntu não será mais. Isso que é se programar.
O famoso Alt + tab está de cara nova, uma versão com transparências que ficou bem legal.


Para quem sempre escolhia um software para backups na central de programas agora tem uma versão instalada por padrão. 

A central de programas do Ubuntu é a sua salvação quando você precisa de um programa que faz aquilo que você precisa. A interface ficou mais atraente, com a mesma eficiência da anterior.

Uma bela loja.

A grande questão nos últimos tempos era: qual o futuro do OpenOffice? Depois de muitas brigas ele se tornou LibreOffice e sua versão 3.4.2 já aparece como padrão no Ubuntu. A minha questão quando a isso é uma informação no site da LibreOffice dizendo que essa versão não serve ainda para ser instalada em produção.

Uma dificuldade que tive esse dias foi mudar a minha foto padrão do perfil de usuários para uma da minha escolha. Por diversas vezes tentei e nada da foto mudar, inclusive usando outros programas da central. No final, de tanto insistir consegui. Agora vamos poder fazer isso já na instalação.

Foto que também vai aparecer no lançador.

Em outubro provavelmente vou escrever sobre as minhas impressões na instalação do Ubuntu 11.10. Na verdade, assim como a maioria, vou atualizá-lo a partir do 11.04 para manter meus programas e documentos. Então, até lá.


Fontes: André Godin e Gizmodo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Enforque-se nas cordas da liberdade.