quarta-feira, 7 de setembro de 2011

7 de setembro: Independência ou morte?

Se passaram 189 anos e as pessoas vão passear no shopping com suas famílias no meio da semana. É feriado, não precisa ir trabalhar, mas infelizmente não deu pra emendar e descer pra praia. Mas sinceramente, você sabe porque desse tal 7 de setembro?

Não venha com essa de que Dom Pedro I num cavalo branco, às margens do Ipiranga deu o famoso grito: Independência ou morte. No máximo ele ficou muito puto ao receber uma carta de seu pai que estava em Portugal pedindo para ele voltar pra além mar, e ainda mais, o príncipe regente passava por uma dor de barriga terrível ao voltar de Santos (alguma marquesa ai?!).

Durante as guerras Napoleônicas estávamos bem, a família real veio para o Brasil em 1808 e começamos a saber "o que a Europa tem" (sic!). Terminada a guerra e com Napoleão fora de Portugal Dom João VI estava curtindo um Sol e as escravas no Brasil, português que não é bobo disse: Volta Dom João, antes que te pegamos de tamancos aqui.

Como todo bom regente Dom João valente se foi para Portugal, mas deixou o filho aqui pra dar uma carpida nas terras. Nepotismo nascido, os brasileiros começaram a achar ruim de ter português colocando o bedelho aqui. Português no Brasil ficou com medo de brasileiro tomar o poder pela revolução, Dom Pedro I gostou de ser rei. Misturou tudo e quando o Cumpra-se não foi cumprido o Fico foi definido. Pagamos um belo dote pelo Brasil e nos individamos com a Inglaterra.

Assim, ganhei um feriado no meio da semana e você nem uma aula de história consegui ter.

Foto meramente ilustrativa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Enforque-se nas cordas da liberdade.