domingo, 21 de agosto de 2011

Removendo entradas antigas do Linux no UBUNTU 11.04

Pesquisei bastante na WEB de como retirar versões antigas do LINUX do meu UBUNTU, na maioria dessas dicas haviam códigos enormes e complicados. Mas quem usa o UBUNTU não precisa nada disso, basta usar o gerenciador de pacotes Synaptic.

Antes, verifique qual a versão do kernel você está usando. Para isso digite o comando abaixo no terminal:

uname - r

Como resposta você vai ter algo como: 2.6.38-11-generic, que é a versão mais atual nesse momento.

Sabendo dessa informação inicie o gerenciador de pacotes Synaptic e procure por linux-image. Rolanado pelas opções perceberá que temos opções como essas:

linux-image-2.6.38-8-generic
linux-image-2.6.38-10-generic
linux-image-2.6.38-11-generic

Em geral, deixo as três mais antigas disponíveis. No caso, se tivesse a entrada 2.6.38-7-generic clicaria com o botão direito sobre ela, marcaria para remoção e clicaria em aplicar para aplicar as modificações. Com isso, tiraria essa versão do kernel da minha máquina e também tiraria essas entradas do GRUB. 



Mas ai você me perguntaria, porque não usar então esse método ao invés do GRUB Customizer? A diferença é que com o GRUB Customizer os kernels permanecem instalados, e podem ser usados futuramente. Com o Synaptic você retirar esses kernels do seu sistema, e não poderão mais ser usados. Como disse anteriormente, por segurança, deixo sempre os três últimos kernels instalados. Nesse caso, para os três uso o GRUB Customizer, na nova atualização retiro o último com o Synaptics e deixo os três mais recentes.

Lembre-se de nunca retirar as entradas linux-image-generic, pois eles são entradas default do sistema.

Bom, é isso. Espero ter ajudado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Enforque-se nas cordas da liberdade.