Pesquisei bastante na WEB de como retirar versões antigas do LINUX do meu UBUNTU, na maioria dessas dicas haviam códigos enormes e complicados. Mas quem usa o UBUNTU não precisa nada disso, basta usar o gerenciador de pacotes Synaptic.
Antes, verifique qual a versão do kernel você está usando. Para isso digite o comando abaixo no terminal:
uname - r
Como resposta você vai ter algo como: 2.6.38-11-generic, que é a versão mais atual nesse momento.
Sabendo dessa informação inicie o gerenciador de pacotes Synaptic e procure por linux-image. Rolanado pelas opções perceberá que temos opções como essas:
linux-image-2.6.38-8-generic
linux-image-2.6.38-10-generic
linux-image-2.6.38-11-generic
Em geral, deixo as três mais antigas disponíveis. No caso, se tivesse a entrada 2.6.38-7-generic clicaria com o botão direito sobre ela, marcaria para remoção e clicaria em aplicar para aplicar as modificações. Com isso, tiraria essa versão do kernel da minha máquina e também tiraria essas entradas do GRUB.
Mas ai você me perguntaria, porque não usar então esse método ao invés do GRUB Customizer? A diferença é que com o GRUB Customizer os kernels permanecem instalados, e podem ser usados futuramente. Com o Synaptic você retirar esses kernels do seu sistema, e não poderão mais ser usados. Como disse anteriormente, por segurança, deixo sempre os três últimos kernels instalados. Nesse caso, para os três uso o GRUB Customizer, na nova atualização retiro o último com o Synaptics e deixo os três mais recentes.
Lembre-se de nunca retirar as entradas linux-image-generic, pois eles são entradas default do sistema.
Bom, é isso. Espero ter ajudado.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Enforque-se nas cordas da liberdade.