quarta-feira, 6 de julho de 2011

Registrando seu domínio

Semana passada resolvi criar um domínio próprio (www.ronaldfalcao.com.br) para projetos pessoais. Sinceramente não estava disposto a dar grana para provedores e resolvi fazer isso da maneira mais mão de vaca possível. E claro, essa é a maneira mais divertida e difícil.

O primeiro passo da tarefa foi comprar um domínio. Morreram 30 malandros ai, e não tem choro. Entre no site https://registro.br/ e se cadastre, são necessárias algumas informações pessoais para isso. Incluíndo seu endereço e CPF, um dos motivos do cadastro é saber quem é o responsável pelo domínio em caso de problemas. O registro de domínio não passa de um cadastro e pagamento do serviço, os poucos dados tecnicos serão explicados no próximo post.

Ao registrar seu domínio use um nome com significado para o seu objetivo, pense em nomes fáceis de lembrar e que liguem seu objetivo ao site. Ninguém escolheria o nome vômito da Vovó para um restaurante, certo? Pense bem, pois a cada nome de domínio registrado você passa a pagar 30 reais por ano. Caso não pague o domínio poderá ser novamente comercializado e usado por outra pessoa. Isso será péssimo se seu site "bombar".

A Registro.BR é o órgão responsável pela distribuição dos endereços-domínio no Brasil. Ela vai liberar ou não seu dominio, assim como vai verificar se ele já está sendo usado por outros. Não é o meu caso. Se for o seu entre em contado com o órgão e veja como tomar providências legais.

O registro do domínio é um passo bem fácil, e não vou me ater muito a detalhes. Depois do pagamento, em poucos dias você terá seu domínio disponível.


Para entender, o domínio é o endereço amigável pelo qual o seu site será conhecido na internet, as pessoas vão digitar esse endereço quando quiserem acessá-lo, e também as ferramentas de busca vão associar esse endereço ao conteúdo dele. 

Nesse momento você tem um endereço, mas ninguém sabe disso e ele não existe fora do mundo Registro.BR. Percebeu que ainda nem falamos de servidor e hospedagem? Nem site você tem.


A tela acima mostra como fica o sistema depois de registrado o pagamento do domínio. Vale lembrar que isso pode demorar alguns dias, principalmente em pagamentos com boleto bancário. Esse foi o primeiro passo para você ter um site com domínio próprio.

No próximo post vamos entrar no maravilhoso mundo do DNS. Até lá.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Enforque-se nas cordas da liberdade.