terça-feira, 19 de julho de 2011

Recuperando o GRUB2 no UBUNTU 11.04

Imagine aquele final de semana cheio, em que você tem milhares de coisas pra fazer e tudo tem que estar pronto na segunda pela manhã. Some a isso uma viagem, onde todas as suas ferramentas se resumem ao seu laptop.

Claro que não é uma história de manhã ensolarada. Ao tentar iniciar meu laptop me deparei com um grande problema: Ele não iniciava. Passava a tela de setup e uma imensidão preta tomava conta da tela. O que fazer?

Por sorte, eu tinha outro computador e acesso à internet, e numa rápida olhada encontrei algo que poderia me ajudar, e ajudou. Por isso vou compartilhar aqui.

Meu HD acabou tendo seu setor destinado a MBR (Master Boot Record) danificado. Com isso, ele não conseguia encontrar os caminhos dos programas necessários para a inicialização. Nesse caso, o GRUB que gerencia minhas duas partições (LINUX e Windows).


Para recuperar a MBR foi preciso apenas um LiveCD do LINUX (UBUNTU) e algumas linhas de comando. Não havia como baixar uma distro LINUX com uma conexão de 1MB a tempo, por isso corri na banca e comprei uma por R$ 13,99. Depois de iniciar meu laptop com ele entrei no TERMINAL e digitei os seguintes comandos:

sudo fdisk -l
Esse comando me deu uma lista das minhas partições e me deu uma informação que eu precisava para recuperar o GRUB. A string sda5 foi a identificada como a partição (Foi aquela sem NTFS) em que eu havia instalado o UBUNTU 10.10, e é nela que eu deveria trabalhar com os outros dois comandos. 

sudo mount /dev/sda5 /mnt
Esse comando montará de forma lógica as estruturas necessárias para o LINUX na partição indicada.


sudo grub-install --root-directory=/mnt /dev/sda
Reinstala o Grub na MBR do disco sda.  


Pronto, reinicie a máquina e tudo estará em paz novamente. Espero ter ajudado com essa dica, que para mim foi bem valiosa.

=======================================
Alguns meses depois (Hoje)

PS1: Com o LiveCD em mãos vocẽ pode baixar qualquer versão do UBUNTU. No meu caso, com o LiveCD acessei a internet e baixei a versão mais recente 11.04 para instalar no meu laptop.

PS2: Esse erro aconteceu novamente, como descrito acima, e seguindo essas dicas não recuperei o GRUB. Aliás, ele dessa vez apareceu o prompt grub rescue que não me valeu muito. No fim, reinstalei o UBUNTU.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Enforque-se nas cordas da liberdade.