quinta-feira, 14 de julho de 2011

Microsoft Windows XP, um caso de amor

Foi decretado o fim, em 2014 todo e qualquer suporte ao Windows XP será finalizado. São 1000 dias até o fim de um sistema operacional que fez sua história. A Microsoft vem avisando seus clientes sobre esse fato, e agora divulgou a data que já tinha sido adiada tamanho ainda é o sucesso do Windows XP entre os usuários Windows.

Lembro do brilho nos meus olhos quando vi pela primeira vez o Windows 95, deixava para trás aquela tela feia e quadrada do Windows 3.11 para a grama verdinha com céu azul. Além do mais, dava adeus para o MS-DOS. Nunca mais editar o autoexec.bat pra entrar diretamente no Windows. Estávamos diante do primeiro sistema operacional gráfico da Microsoft.

Pouco mais de 3 anos se passaram até o Windows 98, uma carroça que dá raiva até de de lembrar. O mesmo com o Windows ME e qualquer Windows lançado entre 1998 e 2001. Seis anos de solidão e isolamento no Windows 95 terminaram com o lançamento do XP.

Finalmente conseguia usar o Windows sem tanto travamento e sem tanta tela azul. Daquele momento em diante fiquei mais de 10 anos usando o mesmo sistema operacional no meu Desktop (quadrual-boot junto com UBUNTU, Mint, Slackware, Fedora, Kurumim, etc,etc...). Claro, a gente formatava aqui e ali, mas sempre presente o XP na máquina.

Quando foi lançado o Windows Vista em 2007 pensei: Será que devo trocar? Poucas semanas depois, com tantas reclamações resolvi nem mexer no meu SO. Só fui parar de usar o Windows XP quando comprei um laptop com Windows 7. Desde então o meu desktop com XP fica meio encostado, e me lembro raramente com saudosismo quando tento instalar algum jogo antigo e o Windows 7 não aceita. Nada que uma máquina virtual não resolva.

Por fim, é isso. Muito obrigado Windows XP.




PS: Não vou ficar colocando copyright nos nomes dos produtos para não poluir meu texto, mas fica subentendido que são marcas registradas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Enforque-se nas cordas da liberdade.