sábado, 23 de abril de 2011

Netbeans 7.0 lançado essa semana.

Essa semana foi lançada a nova IDE (agora da Oracle) Netbeans 7.0. Desde a última versão foram feitas mais atualizações do que melhorias, e para ser sincero nesse momento ainda não consegui ver onde exatamente foram feitas as grandes mudanças. Na verdade, creio que a virtude dessa IDE para nós desenvolvedores será aprendida durante o tempo de uso. Basicamente temos as seguintes novidades:

- Suporte ao novo JDK 7, com as novas sintaxes e auto complete;
- Consolidação da IDE para PHP;
- Melhorias para o uso do PHPDoc;
- Uso do framework de testes JUnit;
- Melhor suporte ao Marven (será o fim do Ant na plataforma?);
- Atualização para o uso do HTML5;
- Atualização para o uso do Git;

Algo que me surpreendeu foi a falta do Java FX. Acreditava muito nessa ferramenta para fazer frente ao Adobe Flash, porém com a alta do HTML 5 o FX perdeu força e seu futuro é incerto.

Tive alguns problemas no uso do Netbeans 7. Minha máquina é configurada com o XAMPP e o NetBeans 7 fez o favor de não reconhecer o MySQL e o Apache Tom Cat.

O problema com o MySQL ocorreu, provavelmente, porque hoje não tenho o MySQL instalado como serviço Windows. Ainda não fiz o teste, mas em geral é esse o problema. O estranho é que nem o Java DB foi reconhecido, esse eu ainda não sei o motivo.

O mesmo aconteceu com o Tom Cat 7.0, mas foi fácil configurá-lo manualmente. Mas gostaria de ter visto isso de forma automática. Instalando o Tom Cat com o próprio Netbeans 7 também não vi isso acontecer de forma automática.

Ambos os problemas ainda não tive tempo de resolver. Conforme o passar do tempo vou trazendo aqui as soluções.

Por fim, como disse no início vejo a nova versão do Netbeans mais como uma atualização do que uma nova IDE. As atualizações feitas são realmente necessárias, principalmente para o JDK 7. É isso!

Mais novidades sobre a IDE podem ser encontradas na página oficial: http://netbeans.org/community/releases/70/



Um comentário:

  1. Pessoas, depois de um tempo (por ignorância talvez) descobri o que estava acontecendo com o Netbeans 7.0. Isso acontece não por causa do Netbeans, mas sim por causa do JDK 7. Não sei bem o motivo, mas usando o JDK 6.25 como padrão tudo funciona normalmente.

    ResponderExcluir

Enforque-se nas cordas da liberdade.