Nas últimas semanas enfrentei certa dificuldade para instalar o Joomla 1.5.17, algumas mensagens de erro eram apresentadas já na tela para seleção de idiomas e se repetiam até o fim da instalação. Já durante a edição, na parte administrativa, os checkboxes simplesmente não apareciam impedindo qualquer tipo de trabalho no site.
Depois de muitas tentativas e muita ajuda dos grupos de e-mails sobre Joomla encontrei um conjunto de dicas que ajudaram a resolver meu problema. Por isso, vou
compartilhar essas dicas para que outros possam resolver problemas parecidos com o meu.
Primeiro: A instalação do XAMPP e edição do arquivo php.ini
O XAMPP é de grande ajuda para quem quer desenvolver páginas e sistemas WEB sem se preocupar muito com a instalação e configuração do PHP, MySQL, Perl, Apache ASP e afins. Apenas com alguns cliques todos eles são instalados e ficam prontos para o uso, porém em alguns casos é preciso rever certas configurações default do programa. É o caso do Joomla, o XAMPP 1.7.3 vem com o PHP 5.3.0 e algumas dessas configurações default causam erros para os desenvolvedores do Joomla. Para resolver esse problema basta editar o arquivo php.ini, procurado as seguinte linhas e as editando dessa forma:
; display_errors
; Default Value: Off
; Development Value: Off
; Production Value: Off
; display_startup_errors
; Default Value: Off
; Development Value: On
; Production Value: Off
; error_reporting
; Default Value: E_ALL & ~E_NOTICE
; Development Value: E_ALL & ~E_NOTICE
; Production Value: E_ALL & ~E_NOTICE
Essas modificações permitem que o PHP reconheça os erros, porém não os exiba na página em desenvolvimento o que causa problemas no Joomla. O arquivo php.ini, quando instalado pelo XAMPP, se encontra na pasta .../XAMP/php/.
Segundo: Tirar a TAG "Somente leitura" das pastas do Joomla.
Outro problema comum, mas que não era meu caso, é como o Windows define as restrições de acesso à pastas. Por default elas são marcadas como "apenas para leitura", nesse momento de edição no Joomla é preciso mudar a permissão das pastas para "Leitura e escrita", no Windows isso é feito facilmente clicando com o botão direito do mouse sobre a pasta e tirando a seleção do checkbox "Somente leitura".
Terceiro: Deixar o PHP, MySQL como serviços do Windows.
O XAMPP tem como opção não default deixar todos os seus componentes como serviços do windows. Como serviços do Windows os componentes são carregados automaticamente toda vez que o Windows é reiniciado. Em computadores menos potentes, ou em computadores quem nem sempre são usados para desenvolver sistemas WEB os componentes do XAMPP podem ser chamados apenas quando necessário. Isso pode ser decidido no Painel de Controle do XAMPP selecionando ou tirando a seleção do checkbox Svc na frente de cada componente.
O meu Joomla só voltou a funcionar depois que eu deixei os componentes do PHP e do MySQL como serviços do Windows. Com esses três passo revolvi meus problemas com o XAMPP e o Joomla.
É preciso lembrar que todas essas dicas servem para quem quiser fazer o desenvolvimento de seus sistemas WEB em tempo off-line. Algumas opções podem não estar disponíveis para quem quiser fazer esse desenvolvimento diretamente no servidor, cabe então no aparecimento de problemas o contato com o servidor contratado.
É isso!
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Enforque-se nas cordas da liberdade.