domingo, 6 de dezembro de 2009

Banco de dados: Mais respeito com esse senhor.

Muitos profissionais ao desenvolverem seus sistemas tentam dar ao projeto um ar de profissionalismo e eficiência. Para isso, deixam seus passos registrados através do documento de requisitos e diagramas UML. Mas quando se trata do banco de dados, esses profissionais, muitas vezes, deixam a tarefa para o desenvolvedor, que usa das facilidades das IDEs para fugir do projeto e da documentação do BD.

Esse "desleixo" só é percebido quando as consultas das centenas de milhares de informações guardadas se tornam uma tortura para o usuário. De quem é a culpa afinal? Como não deixar que isso aconteça nos sistemas? Planejamento.

O BD merece maior atenção e melhor planejamento por parte da equipe de projetos. Já temos no mercado inúmeros softwares que ajudam no projeto de banco de dados. Uso uma ferramenta muito versátil para meus bancos de dados MySQL. O MySQL Workbench é um software que integra diagramas visuais, com scripts e banco de dados físico. Através dele você pode projetar seu BD e testá-lo na própria base de dados instalada.

Outra utilidade é ter graficamente o banco de dados na sua mesa, para com ele explicar ao usuário como o banco de dados funciona (ou como você imagina que ele deve funcionar), com isso dúvidas de projeto e considerações podem ser analisadas e revistas. O planejamento do banco de dados á tão importante quanto o planejamento do projeto do sistema, por isso não deixe ele de lado e projete um bom sistema como um todo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Enforque-se nas cordas da liberdade.