sexta-feira, 5 de junho de 2009

Google Squared.

Está em teste nos laboratórios Google (Google Labs) o Google Squared, ontem a empresa anunciou o início das atividades do sistema (somente para a língua inglesa) que traz como resultado de buscas não mais os famosos links para páginas, mas sim as informações mais relevantes sobre o assunto procurado. Assim, ao invés de ter links para outras páginas como resultado das buscas, passam a resultar em informações relevantes sobre o assunto num formato de planilha.

Algumas semanas atrás foi lançado o buscador Wolfran Alpha, que num sistema de resposta para buscas trouxe novidades para a rede. Com ele não temos mais o sistema de trazer links para as buscas e sim trazer as respostas para o usuário. Apesar da comparação entre os dois sistemas, não há muito o que comparar. Pois o Wolfran traz respostas específicas sobre o assunto, como na busca que fiz por sin (o seno da trigonometria) a seguir:


A mesma busca no Google Squared traz a seguinte resposta para o mesmo tema de busca:


Vemos que, o Wolfran traz a resposta para uma questão, ou seja, feita uma pergunta ele trará a resposta específica para a busca (sistema question-answer). Já o Google Squared trabalha num sistema parecido com o próprio Google, porém com a diferença de trazer as informações mais relevantes sobre o tema da busca e não uma resposta específica. ou os links para a busca. A resposta do Squared é montada baseada no mesmo sistema do Google, o maior número de links que apontam para um mesmo endereço quando se quer a resposta para determinado assunto.

O Google Squared ainda em fase de testes tem alguns problemas de busca, por exemplo, quando fui procurar por Joy Division a resposta que encontrei nada tinha a ver com o assunto que eu queria. O Wolfran também tem problemas, principalmente por não ser um bom buscador em línguas que não a inglesa. Mas não podemos negar que ambos são grandes novidades no mundo da busca e tem tudo para mudar o jeito que vemos a informação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Enforque-se nas cordas da liberdade.