sábado, 28 de abril de 2012

Saiu o Ubuntu 12.04

Essa semana saiu a versão 12.04 do Ubuntu, batizada como Precise Pangolin, com suporte de 5 anos pela Canonical. Sendo essa uma versão de longa duração, provavelmente será a mais usada nos ambientes de produção. Por isso, vamos a algumas novidades que fazem valer a pena a atualização.

Primeiro, nessa versão temos a consolidação do Unity como uma interface alternativa ao que estamos acostumados no Windows. Algumas customizações já aparecem como sensibilidade ao mover no mouse pela barra e também o tamanho dos ícones. Ainda falta opções mais fáceis de cor, sombras, movimentação, efeitos de transição, disposição e outras frescuras. Com o tempo isso será implementado, e é compensado pelo ganho de performance que teve nessa nova versão. Falam de algo em torno de 51% mais rapidez da interface.

Com essas melhorias o sistema pôde ficar mais leve, e tarefas como as pesquisas por arquivos e programas ficaram mais ágeis. E nas pesquisas foi adicionada a opção de videos, que faz uma busca em sites como o Youtube e Vimeo.

Falando em performance, parece que essa foi a palavra de ordem na Canonical. O sistema está visivelmente mais rápido. Além da interface citada acima, o sistema como um todo ganhou velocidade. O boot está mais rápido, o consumo de energia foi customizado. E esse último ponto era um pedido daqueles que usam o Ubuntu em notebook.

A novidade da versão fica por conta do HUD (Heads up display), um menu inteligente que é baseado em algoritmos de busca, e traz ao usuário um menu com as opções mais utilizadas dentro de um software. Integrado com o Unity ele traz uma interface bonita e muito útil para pessoas que estão sempre usando um software e não querem ficar navegando em muitos menus para tarefas mais cotidianas.



As quick lists também são um ponto interessante, ao clica com o botão direito sobre um ícone do lançados você tem algumas opções básicas do aplicativo. Se for um navegador, por exemplo, terá um menu com opções como a de refresh.

A Chameleon Colors é algum muito útil de tão superficial, ao escolher um wallpaper o sistema lhe ajuda modificando suas cores conforme as tonalidades do fundo escolhido. Caso você escolha de tela de fundo uma plantação de violetas, todo o seu desktop, balões, menus, terão tons violetas. Para muita gente isso pode parecer besta, mas eu perdia bons minutos tentando customizar isso.

Outras novidades que valem ser citadas é a lens para a sua pasta Home, controle de privacidade para aplicativos, suporte prioritário para as versões de 64 bits, e o tão esperado e melhorado suporte a múltiplos monitores.

Bom, no momento estou testando o sistema. Realmente o ganho de performance é notório, na versão 11.04 acabamos engolindo algumas falhas e lentidões por amor ao sistema. Na versão 12.04 não precisei engolir sapos, tudo está rodando perfeitamente. Claro, com o tempo vamos exigir mais, por isso temos uma imensa comunidade trabalhando por isso. Aproveitem. 

Baixe a nova versão aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Enforque-se nas cordas da liberdade.