domingo, 1 de abril de 2012

Ao 1 de abril: Você sabe com quem está falando?

Eles insistem que foi no 31 de março, mas é mentira da barata, foi mesmo é no primeiro de abril. Para se defender da ditadura vermelha que ameaçava as senhoras religiosas de Xerém, pintaram nossa história com sangue extraído nas salas de tortua do DOPS/DOI CODI.

Vou fazer um recorte desse período, tirar todo o peso político dessa época, e falar sobre um fato mais perto das pessoas. Nessa época se reforçou o: Você sabe com quem está falando?

A maioria das pessoas se esquece que durante a ditadura não se precisava muito para ser preso e torturado. Enquanto achamos que apenas os guerrilheiros eram perseguidos, nos esquecemos das milhares de pessoas que sofreram tortura, e algumas mortas, pelo simples fato de serem desafetos de alguém. Ou mesmo por olharem torto para um oficial, tentar beijar a filha do soldado, ser pego na cama com a mulher do tenente.

Durante esse período, se você fosse desafeto do delegado ia para o pau de arara. Se fosse inimigo político do prefeito de Itapipoquinha do Sul, ia para a sala pequena. E se você fosse um agricultor e um latifundiário quisesse suas terras? Pois bem, a ditaduta, e ela foi o que foi por causa disso, serviu para que os donos do poder pudessem mandar e desmandar. A justiça foi mandada embora e foi pedido para ela não voltar.

Uma greve por melhores salários, melhores condições de vida, eram motivo para chamar o exército. Pois naqueles tempos querer comida para sobreviver era crime com pena de morte. Deixar as indústrias multinacionais explorarem os trabalhadores era projeto de governo. O bolo crescia, mas na hora da partilha a população ficava com as migalhas.

Certa vez ouvi um caso, de uma moça que namorava um rapaz. Um dia um soldado bem raso quis agarrar a moça, o namorado interviu e bateu no soldado. Por dias o namorado sumiu, quando foram dar conta, ele apareceu todo machucado em uma estrada da cidade. Motivo da sua prisão: suspeita de ser um guerrilheiro. Sim, claro.

Não acho que qualquer tipo de ditadura seja uma solução. As pessoas gostam de usar as ditaduras latino-americanas dos anos 60-80 como exemplos, mas se esquecem da ditadura cubana, e até recentemente a ditadura venezuelana. As últimas duas baseadas no socialismo, mas que por muitas vezes foram tão violentas quanto as primeiras.
 
Nesse primeiro de abril eu penso, ditadura vermelha ou ditadura azul, eu realmente escolhendo uma entraria num mundo melhor?


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Enforque-se nas cordas da liberdade.