segunda-feira, 26 de setembro de 2011

Linux ameaçado com Windows 8

Um desenvolvedor da Red Hat, Matthew Garrett, advertiu a comunidade que o sistema de boot seguro desenvolvido pela Microsoft pode inviabilizar a instalação de sistemas operacionais que não sejam Windows em máquinas produzidas pouco antes do lançamento da versão 8 desse sistema.
Isso porque para que um computador saia de fábrica com o selo de autenticidade Windows 8 da Microsoft será necessário que os fabricantes de hardware adotem uma função em suas BIOS. Essa função verificará uma chave criptografada no sistema operacional e somente SO´s com esse tipo de chave poderão ser iniciados como sistemas operacionais daquele hardware. Essa função visa não permitir que programas maliciosos (os famosos malwares) iniciem no boot do sistema e nem que cópias piratas do Windows possam ser iniciadas. Para a Microsoft essa é uma medidade exclusivamente de segurança, e que também visa impedir a pirataria.

Funcionamento do Boot Seguro.


Segundo um artigo publicado por Matthew o sistema implica na impossibilidade de instalação de outros sistema operacionais, como o LINUX por exemplo, já que o gerador dessa chave tem que ser fornecida pelo frabricante de hardware ou pela Microsoft, que é a desenvolvedora do sistema. A pergunta que fica no ar é: Será que isso será realmente feito e de forma certa e transparente?

A Microsoft se defende das acusações de má fé dizendo que o sistema pode ser ou não desabilitado no hardware. Porém, trazer o sistema já habilitado pode inibir iniciantes em instalar novos sistemas operacionais, e nada garante que a opção de habilitar e desabilitar a função esteja presente em todas as marcas de BIOS fabricadas. Se essa opção não estiver disponível você simplesmente não poderá instalar outro sistema operacional que não seja o Windows 8 e seus sucessores.

Opção para habilitar e desabilitar o Boot Seguro.


Será esse um movimento da Microsoft anti-pirataria ou um movimento anti-LINUX? Pelo jeito isso ainda dará muita briga entre os fabricantes e desenvolvedores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Enforque-se nas cordas da liberdade.