sábado, 30 de abril de 2011

Ah como é bom o meu UBUNTU 11.04

Acabei de reinstalar meu UBUNTU. Sei que isso é bem radical, mas como não tenho apego às minhas instalações de sistemas operacionais, resolvi começar tudo do zero. É bom, às vezes,  fazer isso. Perder algumas coisas, ter que configurar novamente outras. Ainda mais com esse novo sistema que promete ser muito bom.

O UBUNTU 11.04 traz um monte de novidades, não vou colocá-las nesse artigo, pois muitos outros já fizeram isso e basta digitar "novidades do ubuntu 11.04" no Google. Vou me ater a minha experiência dessa manhã. Na verdade, em todas essas edições do sistema operacional da canonnical essa foi a instalação mais tranquila de todas.


Baixei a versão 64 bits no site da empresa, a conexão não estava lenta, não caiu nenhuma vez. Como sou um usuário de raiz (root) peguei a iso e a gravei em CD. Escrevi nele em duas cores (vermelho e preto): UBUNTU 11.04 Abril -2011. Reiniciei o sistema, mudei meu boot para reconhecer o CD, coloquei o CD no driver e esperei. O boot foi bem rápido, o início do sistema também.

NOTA:
Não deixo o boot pelo CD ativado por achar isso uma perda de tempo, visto que apenas umas 5 vezes por ano necessito dar boot fora do HD principal.

Optei por testar o sistema antes de instalar. Nada deu errado dessa vez, de imediato minha rede wifi foi reconhecida. Algo que não tinha acontecido nas versões anteriores. Pude brincar com as novas versões do LibreOffice e do Firefox 4, que estão por default instalados no sistema. Mesmo rodando pelo LiveCD não percebi demoras ou instabilidades.

Após o teste é hora de instalar. O UBUNTU me encheu de poucas opções, muito úteis, de instalação. Fiquei surpreso com as poucas e precisas perguntas. Reconheceu meu Windows 7 sem reclamar, me perguntou se eu queria atualizar o sistema antigo (10.04) ou instalar um novo na mesma partição. Nada daquelas confusas sopas de letrinhas do particionador, simples assim: quer instalar onde? Quer apagar? Quer substituir o Window? Claro como água mineral.


A instalação demorou um pouco, mas nada de anormal. Tive a opção de baixar alguns pacotes de mídia já na instalação, o que me poupou tempo e raiva. Pois isso geralmente acontecia quando pela primeira vez ia ouvir alguma música ou assistir a um video. E era muito frustrante ter essa surpresa apenas algumas horas depois do sistema instalado, já aconteceu de perder a conexão com a internet e não ter como baixar isso na hora. Ficando ser ver aquele filme de terror que eu tanto queria.

Ao reiniciar o sistema um susto, apareceu uma tela roxa de repente. Na hora pensei: Pronto, deu pau no GRUB. Isso porque, a tela de inicialização do UBUNTU também é roxa e pensei que o sitema tinha iniciado já no UBUNTU 11.04. Mas não, poucos segundos depois apareceu a tela (roxa) com as opções do GRUB. Indiferente, mais tarde vou trocar isso.

O sistema iniciou um pouco lento da primeira vez, mas nas outras inicializações ficou rápido. O mesmo para o desligamento do equipamento. Aliás, o desligamento está tão rápido que me deu medo.

O layout mudou, não gostei de tudo o que vi. O botão iniciar ao ser clicado não mais apresenta uma lista com as opções de softwares instalados, e sim aparece um modal que cobre a tela inteira com as opções. Achei que está mal organizada, preciso agora ver o quanto isso é customizável para se adequar ao meu gosto.


A barra do lado esquerod é bem útil, e ser retrátil ajuda bastante. O problema vai ser para quem tem vários programas "preferidos" como eu e gosta de deixá-los sempre a mão. Pois o espaço é limitado, e com o relato do botão iniciar que citei no parágrafo anterior, estou pensando no que fazer.

O gerenciamento de software continua ótimo. Muitas opções novas, e agora com a possibilidade de dar opnião sobre o que está baixando. Isso é importante para saber quais os softwares mais recomendados, e um trabalho de melhoria para os desenvolvedores que vão saber como seus produtos estão sendo vistos pela comunidade.

O sistema me parece mais bonito, os ícones bem feitos, as fontes agradáveis, as cores. Nem me lembro bem daquele marrom que era usado antes. A nova aposta de cores do sistema parece mesmo ter agradado.

Nesse momento essas são as minhas impressões do sistema. Ainda é um começo de namoro, tenho poucas coisas instaladas e não o usei o suficiente para dar mais detalhes. Porém, parece bem promissor e a facilidade com que instalei me deixou animado. Vamos ver com o andar do relacionamento quais serão minhas discussões e frustrações com ele. Por enquanto, é isso.

3 comentários:

  1. Bem instrutiva sua matéria!! Muito legal msm!!
    Oque não pude deixar de reparar e a barra do sistema.
    Acredito que assim como vc eu também não gostei do tema.
    (roxo e laranja na minha opinião não conversão muito bem rs)
    Chegando ao ponto. queria saber como que vc fez para deixa-la assim?

    ResponderExcluir
  2. Vitor, as janelas do UBUNTU 11.04 são transparentes. O que você está vendo como roxo nada mais é do que a sobreposição do meu wallpaper (roxo) com as transparências. Quanto a barra superior ainda não existe uma forma fácil de alterar como no UBUNTU 10.xx. Mas é uma boa ideia de post ;-)

    PS: Desculpa a demora, mas é que tá corrido aqui.

    ResponderExcluir
  3. Recomendo duas matérias aqui do BLOG para quem está usando o UBUNTU 11.04:

    http://tobegintransmission.blogspot.com/2011/05/resetando-o-unity-ubuntu-1104.html

    http://tobegintransmission.blogspot.com/2011/07/recuperando-o-grub2-no-ubuntu-1104.html

    ResponderExcluir

Enforque-se nas cordas da liberdade.