quarta-feira, 15 de outubro de 2008

TV DIGITAL e Web 2.0

Semana passada participei de um minicurso de TV Digital e Web 2.0 promovido pelo Festival Contado da Imagem e Som da UFSCar. Esse minicurso foi dado pelo professor Almir Almas da ECA-USP de São Paulo e basicamente tratou de como usar as ferramentas da Web 2.0 para a transmissão de video e formatação de conteúdo.

Por ser um curso dado para o pessoal da Imagem e Som a parte técnica ficou um pouco de lado. O que mais se falou no minicurso foi sobre a criação de conteúdo para esse tipo de mídia. Como o próprio professor Almir falou, a ferramenta já foi criada pelos "engenheiros"(sic) agora o que vamos colocar aqui na frente? Dizia ele apontando para as câmeras conectadas e transmitindo.

O que me deixou fascinado foi a facilidade que agora temos de gerar o nosso próprio conteúdo. Na hora pensei que eu poderia fazer uma canal sobre música, somente das músicas e bandas que eu gosto. Hoje em dia esse tipo de programa não existe, então pq eu mesmo não posso fazê-lo? Make yourself? Acho que a partir da vontade de fazer algo que se gosta é que a qualidade do conteúdo sai. Quando se faz algo meramente para vender, ai sim pode-se duvidar da qualidade. Isso foi uma das discussões levantadas no minicurso, se é possível pessoas fora da área de mídia promoverem bons conteúdos para essa transmissão em massa.

Para exemplificar vou deixar aqui um site que usei para um trabalho e que também acabamos usando no minicurso: www.mogulus.tv. Uma verdadeira ilha de edição.

Nesse site temos a TV Xuvisco do professor Almir Almas e um dia teramos meu canal de música :)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Enforque-se nas cordas da liberdade.